O encontro ontem (11/04/2014) à noite (auditório B, UFRN) com as
falas do antropólogo italiano Massimo Canevacci trouxe, revelou algumas boas
inquietações. A começar pelo comentário feito pelo palestrante sobre a
necessidade de uma antropologia indisciplinada em meio ao tantos racionalismos
e burocratismos em voga na academia. De fato, nos últimos tempos tenho
percebido e vagado em meio a uma tendência que aponta nesse sentido: certas
disposições para repensar as práticas e mentalidades acadêmicas, mesmo que essa
disposição ainda fique aquém, muitas vezes, do campo da ação. Parece ser a
academia e a ciência contextos difíceis de serem perturbados, mesmo tendo em
mente que, em definição, a ciência, e, portanto, aquilo que é o espaço
acadêmico, sem contextos afeitos a dúvidas e reposicionamentos.
Ainda assim fica na visão geral a predominância de modelos,
saberes e fazeres já um tanto necessários de serem balançados em suas
onipresenças. Nesse caso as falas do antropólogo italiano chamam a atenção para
um emaranhando de possiblidades conceituais, mesmo que bem abstratas em certos
momentos, que podem municiar os que de dispõem a estar em meio ao mundo, seja
pra muda-lo, seja para vivê-lo diversamente. E é pelo caminho da diversidade,
da multiplicidade que envereda o pensamento do antropólogo. Por ocasião do
lançamento da obra Sincrétika –
explorações etnográficas sobre artes contemporâneas (2013, Stúdio Nobel),
edição ampliada e renovada de obra lançada em 1996, Canevacci sinaliza caminhos
tortuosos para um caminhar decidido (que ainda assim aproveita a sinuosidade da
topografia nas conceituações e abordagens) a entender o que isso mesmo da
experiência variegada da contemporaneidade.
Lançando mão de conceitos que propriamente se definem pela relação
de mutuas fusões, é por assim dizer desafiador mediar entendimentos tendo em
vista as várias referências, aplicabilidades e visões. Como bem disse o autor,
sendo amante do cinema e um observador-apreciador em crise com a música, ainda
sim contempla relações com esses campos.
A imagética está presente para se evidenciar, tangenciar e redefinir
maneiras de pensar que não sejam estanques, mas em movimento. A medida dessa
dinâmica é a desmedida, posto que seus possíveis entendimentos e absolvições se
ampliam na consequência da aproximação de três grandes categorias por si só
provocadoras e polissêmicas: o sincrético, o hibrido, o diaspórico, desaguando
em outra categoria que não diria sintética, tendo em vista que o próprio autor
em suas falas aponta o modelo dialético algo conservador sendo a síntese alguma
coisa que precisa ser superada...aí chegamos a ubiquidade das coisas no mundo.
Se o mundo em volta, e o mundo interior das coisas possuidoras de
vida, ou mesmo sem (nas subjetividades, ontologias e afins), apresenta-se caótico,
se faz por aquilo que se pode ver nas falas do antropólogo, seguindo suas referências
na arquitetura, nas sintonias de fazeres indígenas com as novas tecnologias da
imagem, as artes plásticas e performáticas, na casualidade, o que temos é - sem
que se chegue a síntese ou conclusão alguma - uma realidade (ou realidades, ou
metarealidades, ou transrealidades) que se não consumimos inadvertidamente, nos
consome deliberadamente, nos casuísmos cotidianos, na cotidianidade super,
meta, plus, mesmo que nossos sentidos cheguem no máximo ao ponto da observação
estuporada, ou seja, admirando do tanto que poder causar emoção, reflexão e
mudança, quanto pode na experiência do viver nos deixarmos quase a ponto da
morte anunciada dos sentidos que tanto sentem.
Da palestra fica, no mínimo, a inquietação do visitante que
chegado a casa desconhecida, em terras estranhas, com falas estranhas,
encontra-se exigido a precisar pensar, comunicar-se, construir pouso com todos
em volta. E no olhar a perplexidade da descoberta de outros sentidos. O olhar e
olhar mais além já se coloca como um bom começo para exercitar o pensar e
pensar de novo.
RESPIROS
- Qual a cor?
- Vai começar novo movimento da sinfonia. Pedimos atenção da audiência.
- Free as a bird!
- Vai se perdeu ou já se encontrou?
- Fica pra próxima...
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